A Prensa foi feita para os ávidos e inconformados.

Manifesto de Conteúdo da Prensa

Então você quer colocar seu conteúdo na Prensa? Que tal aprender nossas diretrizes e ver algumas dicas de como melhorar seus próprios artigos?

Olá!

Seja bem-vindo à Prensa!

Este é um lugar novo, cheio de possibilidades e onde a sua mente vai ter a chance de criar, aprender e compartilhar.

A Prensa é como um grande fórum de ideias. Aqui nós trocamos artigos, vídeos, áudios e conteúdo de forma organizada, limpa, acessível e intensa. Não há anúncios invasivos em nossa experiência para que o foco seja 100% no conteúdo de qualidade.

Nós amamos ler, descobrir e dialogar sobre tudo. Cultura, tecnologia, avanços, sociedade, história, educação, política, ciência, esportes, entre vários outros temas. Pode escolher a sua área, que você vai achar um lugar confortável aqui.

Ou seja, nós fomentamos a criação de artigos, vídeos e podcasts sobre uma gama de assuntos, através de um time de conteúdo curioso, inquisitivo e incansável.

Porém, a Prensa não é um veículo feito somente para “ouvir”, mas também para “falar” e expor o que está em sua mente, a sua visão de mundo, gostos e descobertas. A sua investigação pessoal sobre a experiência humana é algo válido, importante e que nós queremos vivenciar também. Mostre quem você é!

Para isso, criamos um manifesto de conteúdo. É um guia que ajudará você a formatar seu conhecimento e ideias para que elas estejam em sua melhor forma, sempre tomando todos os cuidados necessários para mantê-lo acessível e proteger a liberdade de ideias, expressão e a dignidade de todos.

Para isso, separamos nosso manifesto em três áreas que definem e auxiliam a todos aqui dentro.

O Que um conteúdo Prensa É fala das coisas que queremos em nossa plataforma. O que um conteúdo Prensa Não É, naturalmente, é o oposto: uma listagem daquilo que não aceitaremos aqui dentro. E finalmente, Dicas de como produzir um conteúdo Prensa são alguns conselhos que podem ajudar você a melhorar ainda mais seus conteúdos.

E que fique claro: nosso Manifesto é vivo! Ele pode sofrer modificações, e com certeza vai evoluir muito com o feedback e a ajuda de todos os usuários. Esteja sempre atento a uptades que fazemos aqui para que nossa plataforma esteja sempre coerente e excelente!

O que um conteúdo Prensa É

Um Conteúdo Confiável

Fake News não pode ter lugar na Prensa. Se você coloca algo que declara ser um fato, tenha certeza de ter verificado a procedência, origem e confiabilidade do mesmo. Pode criar um link, apresentar uma pesquisa, citar os dados, mas eles precisam ser verificados e verdadeiros. Você é responsável pelo conteúdo que coloca aqui.

Como você interpreta os dados está completamente nas suas mãos, mas eles precisam ser reais. Se você não está certo sobre a sua informação, pesquise mais, mude o foco do assunto ou indique que estamos falando sobre dados incertos ou ainda incompletos.

Confundir fatos com opinião é um problema milenar, e toda a sociedade precisa dar uma “mãozinha” para evitarmos isto!

Um Conteúdo Aprofundado, Original - e seu!

O Conteúdo da Prensa é único, e precisa ser original. Aqui exploramos ideias de todos os tipos - desde que seu conteúdo tenha sido escrito por você.

Você pode publicar o que quiser (desde que dentro das nossas normas), mas a nossa recomendação é que você escreva/produza algo que tenha profundidade, ideias desenvolvidas ou questionamentos instigantes. Pode usar a Prensa como um blog pessoal, ou o blog da sua empresa. Quem sabe um agregador de contos, um lugar para treinar sua escrita e fazer seu portfólio. Mas garantimos que nosso ambiente vai melhorar se você colocar sua personalidade no trabalho e inserir sua própria voz e visão no que está publicando aqui.

Além disso, o conteúdo precisa ser seu! Se você está colocando aqui algo que não foi escrito por você, não só isso precisa ser deixado muito claro como quem criou aquele conteúdo precisa consentir por escrito que permite que você use tal conteúdo.

O mesmo vale para imagens! Use somente imagens suas, ou sobre as quais você tem permissão de uso. Imagens de divulgação, imagens que você mesmo produziu ou conteúdo de sites de imagens grátis como o Pexels ou o Unsplash, por exemplo. E você precisa certificar-se que a imagem que usa está de fato livre de direitos de outras partes!

O que você coloca na Prensa é de sua responsabilidade! (Mais sobre isso abaixo)

Informativo e Relevante

Não tenha medo de produzir um conteúdo reflexivo, analítico, informativo ou de alguma outra natureza. Permita-se voar.

Dentro da miríade de possibilidades, aconselhamos, além de ser mais interessante, que este seja um conteúdo com certo grau de relevância. Algo que seja um assunto do momento sempre é bem-vindo, mas se você tem uma visão importante sobre algo do passado, queremos saber!

Não precisa ser a “Nova Declaração dos Direitos Humanos”, mas é sempre positivo ver materiais que mudam a nossa vida, mesmo que minimamente. Traga conhecimentos eletrizantes e pontos de vista contundentes para dentro da nossa plataforma!

Um Conteúdo que Conversa com o Leitor

Autoridades nos assuntos ajudam bastante qualquer ambiente quando constroem um diálogo e não um monólogo.

Entenda que seu texto será lido e pode muito bem ser respondido. Parte da nossa missão é criar diálogos e engajar usuários da plataforma. Você pode desenvolver amizades, conhecer pessoas que desejam dialogar ou até contatos profissionais através daquilo que publicar.

Escreva com isso em mente! Queremos que nossos leitores sintam que estão aprendendo e, ao mesmo tempo, fazendo parte de um diálogo e de uma comunidade onde todos podem ter voz. Seja comunicativo através do seu conteúdo!

Um conteúdo criativo e variado

A melhor coisa da Prensa é que ela foi desenhada para dar o máximo de destaque ao seu conteúdo, conectando-o a quem mais quer ler o que você criou. Isso convida nossos autores a explorarem melhor sua criatividade.

Artigos sobre cinema? Análises musicais? Estudos sobre arte? Ensaios sobre economia? Como você entende os impactos de certas descobertas científicas? Um diálogo sobre problemas que acredita serem  sérios? Aquele conto que você queria escrever, mas faltava vontade? Um tutorial sobre Yoga?

Seja ousado. Brinque com a linguagem. Siga o estilo que seu coração mandar. Não tenha medo de experimentar, de testar e de propor coisas novas. No mínimo, seu artigo será visto por seus amigos e algum algoritmo perdido. No máximo, você estará inventando uma vanguarda e descobrindo o seu público! Você não tem nada a perder, então mãos à obra!

Um conteúdo Humano

A Prensa foi fundada sob preceitos de dignidade e direito a todos. Todas as vozes e ideias são bem-vindas - exceto aquelas usadas para anular outras.

Não estamos falando que você não pode criticar, apontar erros, e até mesmo botar o dedo em feridas. Entretanto,  faça isso entendendo que seus leitores apresentam todo tipo de background. São pessoas diferentes de você, com visões e lutas diárias completamente distintas das que você conhece.

A Prensa não vai se isentar de discussões difíceis e cabeludas. Mas fará isso através de um entendimento humano, considerando que todos merecem dignidade, independente de etnia, credo, orientação sexual, gênero, origem geográfica, fisicalidade ou ideologia pessoal e política.

Um Conteúdo Facilitador e Acessível

Aqui na Prensa, trabalhamos para que todos se comuniquem melhor com seus públicos, quer sejam intermediários ou finais.

De maneira que para os conteúdos publicados aqui - tanto os que têm um objetivo mais pragmático e profissional como os mais pessoais - é sempre bom lembrar de mantermos clareza e objetividade.

Claro, às vezes queremos que nosso conteúdo seja um pouco mais complexo porque o assunto assim demanda, ou temos uma intenção secundária com a linguagem que estamos usando. E isso é ótimo!

No entanto, assegure-se de que este seja lido da forma que você planeja. Afinal, se você criou algo que ninguém entendeu, temos um problema!

Um Conteúdo Educativo

Nem todo conteúdo precisa ensinar, mas todo leitor tem algo a aprender. Às vezes queremos fazer algo que simplesmente entretenha, instigue, discuta, reclame, exalte ou algo novo que nem conseguimos prever.

Porém, muito do nosso conteúdo servirá como fonte de aprendizado para muitas pessoas. Quer sejam artigos sobre técnicas, assuntos profissionais ou tutoriais. Às vezes, tudo o que precisamos é estudar pontos de vista diferentes do nosso ou apenas sentar,ler e ouvir.

Tenha em mente que seu conteúdo pode contribuir para a formação técnica, profissional ou até mesmo ética e moral de outra pessoa. Isso é tanto uma bênção quanto uma responsabilidade!

Divertido!

É provável que falemos muito sobre coisas sérias. Mas não tenha medo de produzir e fazer com que seu conteúdo também seja divertido.

A Prensa pode ser tão formal quanto você quiser, mas também queremos que seja um espaço agradável e descontraído, sempre que for apropriado!

O que um Conteúdo Prensa NÃO É

"CÓPIA" e "COLA"

Um Control C Control V (ou COMMAND C COMMAND V para os entusiastas da Apple) não é exatamente bem-vindo aqui. Preferimos que seu conteúdo seja completamente original. Para que escrever sobre um assunto quando só iremos reproduzir o que está na Wikipedia?

Seu conteúdo, sendo completamente original e seguindo as normas descritas neste manifesto, terá destaque dentro da plataforma. Com isso, ele alcançará mais leitores e terá mais relevância!

Use outras fontes como base, e quando for citá-las, indique corretamente. Mas produza seu próprio conteúdo. Queremos conhecer mais do que você tem a dizer.

Raso ou Fácil de Esquecer

Claro que nem sempre vamos criar algo arrebatador e instigante a ponto de transformar tudo em volta.

Mas é bacana que procuremos criar coisas que acabem sendo importantes, mesmo que somente para um leitor.

Tente criar conteúdos menos superficiais, que pelo menos tentem abordar um pedaço do assunto com originalidade e profundidade. Algo que fique na cabeça do leitor por um bom tempo.

Propaganda

Quando temos artigos falando em nome de alguma marca, é um conteúdo especial que pode às vezes funcionar de maneira análoga à publicidade. É uma comunicação que almeja engajar leitores e criar um diálogo entre aqueles que procuram um serviço e aqueles que o oferecem.

Dito isto, a Prensa nunca irá tentar vender algo diretamente para você, através dos meios normais de propaganda. Somos muito abertos e tranquilos quanto a isso. Poderemos ter instâncias de marketing editorial, patrocínios ou representantes de marcas ocupando partes do nosso espaço.

Mas este conteúdo sempre estará demarcado. Inclusive, se você tem uma marca que gostaria de ter seu próprio espaço na Prensa, fale com a gente!

Se você está usando algum produto e quer muito recomendá-lo, pode falar dele o quanto quiser.

Só tenha a noção de que prezamos muito pela ética e pela transparência aqui dentro, e não aceitaremos conteúdos patrocinados que não estejam em conformidade ou contato com nossa equipe de Sponsors.

Finalmente conseguimos criar um ambiente para troca de ideias e experiências que não tem nenhum banner chato, ou que parece uma peça de arte moderna de tantos pop-ups que cobrem o conteúdo. Vamos manter a Prensa livre disso tudo!

Discurso de Ódio ou Ilegalidades

Queremos contribuir para que um dia este verbete seja completamente desnecessário numa plataforma online.

Enquanto este dia não chega: Discurso de Ódio não será aceito dentro da Prensa.

Qualquer forma de comunicação que diminua a humanidade de qualquer outra pessoa, por qualquer que seja a via, não deveria ter espaço em lugar algum, ainda mais dentro da Prensa. Já existem ambientes demais onde o discurso de ódio não só é aceito, mas gera cliques, renda e fama.

Se você está em dúvida se algo que está escrevendo cairá nesta categoria, é bem possível que caia. Pesquise, converse, se comunique com pessoas diferentes de você para certificar-se que não está ferindo a dignidade de ninguém.

Ataques a minorias ou a qualquer grupo de pessoas, quer seja por via de crença, religião, raça, etnia, ideologia, orientação sexual, identidade de gênero, idade, aparência, condição física, doença e qualquer tipo de desvirtuamento da experiência humana é PROIBIDO. A pessoa que transgredir esta regra estará sujeito à deletarmos o conteúdo, bloquearmos a conta, além de outras sanções e respostas às Leis Brasileiras e Estadunidenses.

Tudo o que você publicar aqui é de responsabilidade SUA. Ou seja, se for publicar algo que pode ser entendido como calúnia, difamação, ou qualquer coisa que seja tipificado como crime ou contravenção de alguma forma, pense bastante antes de publicar (e não publique!). Também preocupe-se com apologia à drogas ou a outros tipos de ações que causem danos à pessoas, como:

• perseguição, bullying, ataques gratuitos, toda e qualquer forma de assédio
  • ameaças, incitação à ou glorificação de violência, o que inclui a celebração ou trivialização do sofrimento de outros;
  • quebra de privacidade e a divulgação de dados pessoais, imagens, comunicações sensíveis e/ou sem consentimento;

O mesmo do que está neste capítulo do manifesto se extende à imagens, vídeos, áudios, não só escrita.

Todos nós estamos aprendendo a sermos melhores, e parte da missão da Prensa é tornar a Internet um lugar mais limpo e seguro para todos.

Dicas de como produzir um Conteúdo Prensa

Pesquise e saiba do que está falando

Pesquisar nunca é demais. E todos nós estamos a pelo menos três cliques de quase todo o compêndio do conhecimento humano, estando nós boiando nesta lagoa funda, misteriosa e cheia de GIFs de gatinhos que é a Internet.

Seu assunto pode sempre ter mais pesquisa, mas nem sempre precisará de mais. Faça o necessário para ter um artigo que expresse fatos da melhor maneira possível. Sem falar que pesquisas sempre abrem nossa cabeça para novos ângulos de visão.

Quando não consegue pesquisar

Recomendamos que você busque outro assunto quando estiver diante de um tema que não domina ou tem condições de pesquisar.

Porém, às vezes a própria demanda por entendimento pode criar um artigo interessante. Não tenha medo de deixar claro que há certas coisas que você não entende ou conhece, e que está em busca de saber mais. Nossa comunidade pode acabar ajudando você, e assim todos nós crescemos!

Escreva bem!

Ninguém vai cobrar que você use O PORTUGUÊS DE CAMÕES nos seus conteúdos. Mas às vezes escrever direito ajuda muito!

Atente para gramática, concordância verbal, sem esquecer de coerência e coesão.

Lembrando: o mais importante é que o seu leitor entenda seu conteúdo!

Não tenha medo da sua voz

A Prensa é um lugar para você se expressar. Então não tenha medo de falar do seu jeito. De usar a sua forma de se comunicar. Mesmo que algum ruído apareça aqui ou ali, eventualmente vamos encontrar um caminho para o seu conteúdo.

… e isso inclui gírias!

A língua portuguesa é um baú de tesouro onde muitas das joias têm formatos inesperados.

Adequando-se bem ao assunto, conteúdo e função do mesmo, a coloquialidade não morde. Aceitamos gírias, regionalismos, e tudo o que possa trazer mais cor à sua mensagem.

Formalidade não é uma deusa

E se as gírias são bem-vindas, a formalidade também é. Há momentos e momentos na hora de criar conteúdo, e você pode escolher o que melhor se encaixar aqui. Porém, não precisa escrever uma tese de mestrado de medicina. Novamente: seu leitor precisa entender seu conteúdo.

Use a formalidade quando ela for apropriada, mas não faça dela uma regra!

Busque referências

Muitas vezes aquilo que você está falando já foi dito. Nada de errado em reiterar, apoiar ou fazer coro a um determinado discurso, se essa for sua intenção.

Mas tente sempre buscar referências daquilo que está dizendo. Nem sempre só para verificar o que já foi dito (para, sempre que puder, dizer algo novo), mas também para absorver novas formas de dizer, de brincar com a linguagem, de transmitir informação de maneira útil e interessante.

Estamos tentando criar um ambiente novo na Internet, e queremos a sua ajuda.

Venha, explore, se expresse, crie, publique, divulgue. A Prensa é um lugar cheio de possibilidades. Mas essas possibilidades dependem de você!

A Prensa está em crescimento constante, e está aprendendo também sobre navegar nesse novo mundo de conteúdo. Não vamos acertar sempre, mas tentaremos fazer o melhor para manter a plataforma limpa, livre e funcional.

Conte sempre com a Equipe de Conteúdo da Prensa para responder dúvidas e ajudar com o que precisarem.

Boa viagem!

Nota: A Prensa se reserva o direito de definir o que se enquadra no conteúdo deste artigo, em especial no capítulo "Discurso de Ódio ou Ilegalidades" assim como o direito de recusar, desativar, deletar qualquer conteúdo por encontrar razões para tal, no momento que for, além de entrar em contato com o autor(a) de tal conteúdo para tomar medidas preventivas, podendo chegar a bloquear a conta do usuário.