Influenciadores Digitais - O que são e qual a sua importância?

A influência de uma pessoa admirada pelo público tem resultados diretos – e positivos – sobre as vendas de um determinado produto. Não à toa, há anos, as empresas contratam, por cachês surreais, formadores de opinião, como atores e cantores, para divulgarem suas marcas em campanhas publicitárias. Tudo isso faz parte do marketing de influência.

A novidade desse mercado de marketing de influência são os chamados influenciadores digitais, cada vez mais presentes na publicidade tradicional e no marketing de influência, essas pessoas ganharam ainda mais espaço após a pandemia do coronavírus.

Influenciadores são pessoas que têm a habilidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, seja sobre estilo de vida ou consumo. Eles usam as redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok, blogs, para publicar conteúdo relevante para seu público, e colecionam milhares de fãs.

Segundo pesquisa do Youpix, há mais de 230 mil influenciadores com CNPJs ativos. Alguns trabalham em nichos muito específicos, como cozinha gourmet ou empreendedorismo feminino, e outros tratam de assuntos mais gerais como moda ou saúde.

Mas você deve estar se perguntando nesse momento "qual a diferença entre o marketing feito por um influenciador digital e as propagandas da TV?" A resposta é bem simples: eles estão próximos do público como nunca antes.

O cara da TV é uma pessoa desconhecida, um figurante, que você não tem acesso ou o acesso é super restrito; já o influenciador da internet é mais próximo, podemos acompanhar sua vida, seus trabalhos, seu dia-a-dia e os conselhos de qualquer influencer como se ele fosse nosso amigo pessoal, que toma café na nossa casa. E isso passa mais confiança aos clientes, ingrediente crucial para se fechar uma venda!

De acordo com os dados da pesquisa “How effective are influencers in driving sales”, realizada pela Geometry e Gen Video, em 2013, amigos e família eram a principal influência de compra entre os consumidores e os influenciadores eram responsáveis apenas por 9% das vendas. Já em 2017, a porcentagem de influenciadores cresceu, totalizando 33%!

Nos últimos dois anos, a pandemia chacoalhou números do e-commerce no mundo todo, forçando muita gente que jamais havia feito qualquer compra online a se render às facilidades do mundo digital; o sucesso das lives (de vendas, informação ou de entretenimento) comprova isso.

Uma das mais importantes agências mundiais de marketing de influência nas redes sociais, a SamyRoad estimou que a procura dos anunciantes por influenciadores digitais cresceu mais de 40% durante a pandemia.

E como as marcas escolhem seus influenciadores? Quando as marcas procuram um influenciador, o objetivo é escolher aquele que fale a mesma língua do público que elas querem influenciar, fazendo com que sua mensagem chegue até as pessoas certas e tornando os influenciadores embaixadores dessa marca na Internet.

Por isso a importância de se fazer uma pesquisa minuciosa ao escolher o influenciador, pois eles serão a ponte entre sua marca e seus clientes e errar nessa escolha pode causar uma crise com impacto direto nas vendas e imagem da marca na Internet.

Se você tem um negócio na internet, mas você não aparece, não posta, você é invisível, sabe aquela frase “quem não é visto não é lembrado”? Ela é a mais pura verdade quando falamos em vendas.

O marketing hoje em dia tem muito a ver com valores, e associar seu produto ou serviço a um influenciador que agregue valor à sua marca e te conecte ao público correto vai te levar a um outro nível.

Contra fatos não há argumentos, e podemos concluir, com base em todos os números trazidos, que o marketing de influência vem ganhando um espaço cada vez maior nas redes sociais, e a pandemia ajudou a turbinar esse mercado. Mais do que nunca, os influenciadores digitais estão na moda, colhendo os frutos de contar com milhões de seguidores.