A contribuição das APIs para a transformação digital na logística

No setor de logística existe a necessidade de oferecer serviços digitalizados e automatizados. Este processo demanda que as empresas invistam em soluções de integração de sistemas.

O processo envolve a conexão com diferentes sistemas internos, como os de controle no Centro de Distribuição, e também externos, como ocorre com a confirmação digital de entregas feitas pelas transportadoras.

As estruturas também estão mais diversas, com sistemas em cloud, híbridos e multicloud, aumentando os desafios.

A Axway, empresa líder de integração corporativa, possui as soluções ideais —-e customizáveis—-para que esses sistemas de padrões diversos operem em conjunto com eficiência e segurança.

Nossa plataforma, Amplify API, assegura ainda que os clientes possam monitorar todas as movimentações dessas integrações, oferecendo uma camada de segurança e governança dos dados.

Um de nossos clientes, que atingiu uma operação plenamente eficaz, é a Santher. A companhia é uma das maiores empresas de papel do Brasil e conta com as soluções API Gateway e Management da Axway para operar o sistema de automação de seu Centro de Distribuição em Bragança Paulista.

A unidade, que opera desde 2016, é totalmente automatizada, desde o faturamento até a entrega. Em conjunto com o cliente, implantamos as soluções de integração de forma personalizada e ágil.

Em um projeto desse porte, é preciso que os clientes tenham uma visão rápida e fácil de todos os processos. Para isso, implantamos um painel de monitoramento que permite detectar o exato ponto em que ocorre uma falha.

Outro fator diferenciador da solução da Axway é identificar comportamentos anômalos, que podem indicar tentativas de ataque ao sistema ou mesmo erros. Um exemplo de acidente possível é a equipe de Qualidade bloquear milhares de itens de uma vez só. Naturalmente, a ação não teria sido proposital, logo, é um erro.

Além das movimentações da produção dentro do CD, há ainda integração com sistemas externos, dos parceiros B2B, como transportadoras. Tudo monitorado e com uma camada de segurança.

A solução da Axway contribuiu para que a empresa atingisse toda a sua potencialidade e eficácia em logística.

Tudo através das integrações necessárias para a transformação digital, que em um cenário pandêmico se tornou essencial para as empresas se manterem competitivas.